sábado, 1 de novembro de 2008

Pão por Deus

No dia 1 de Novembro, pela manhã era habitual as crianças da minha terra andarem pelas casas a pedir o "Pão por Deus", uma tradição que por muita pena minha está a cair em desuso.

Creio que será ,em certa parte, por vergonha dos pais "o meu filho não tem necessidade de andar de porta em porta a pedir, tem tudo em casa e se não tiver, eu compro!"

Deixem as crianças serem crianças, viverem as tradições do nosso país. Somos um povo de aparências, para quê? Elas não nos valem nos piores momentos. Somos o que somos e nada mais...

Antigamente, todas as crianças iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita necessidade, as famílias eram numerosas e o dinheiro não chegava para tudo. Neste dia as crianças sentiam-se felizes, e isso, não é o que importa???

É também tradição confeccionarem-se as magnificas merendeiras, uns bolinhos feitos à base de batata doce, simplesmente deliciosos. Estes bolinhos serviam para oferecer a quem fosse pedir o "Pão por Deus". Hoje em dia, para além de uma merendeiras as pessoas costumam dar doces (gomas, rebuçados, chupa-chupas, ...)

No meu tempo, lembro-me que a minha mãe até fazia umas sacas próprias para eu e o meu irmão pudermos ir pedir o "Pão por Deus" pela aldeia fora.

Bons velhos tempos...